O que exatamente é “GovTech”? Esse termo pode ser definido como a junção de tecnologia e soluções inovadoras que os departamentos do governo usam para fazer seu trabalho interno ou fornecer serviços à população. Nesse caso, os serviços prestados por um GovTech são para um único cliente, ou seja, o governo.

Desse modo, não se pensa apenas em atingir o maior número de consumidores, porém, melhorar a vida do maior número possível de cidadãos. No entanto, o GovTech nada mais é do que o progresso e o uso da tecnologia para solucionar impasses internos da Administração Pública. 

As soluções envolvem tecnologias que otimizam operações internas governamentais, administração de cidades, digitalização de processos, entre outros fatores, isto é, mecanismos que modernizam a prestação de serviços públicos.

Sendo assim, os benefícios são múltiplos, porque não é somente a população que ganha com os inúmeros serviços mais eficientes, rápidos e eficazes, mas também o governo e a economia. É difícil mensurar todos os benefícios do uso da tecnologia no setor público, mas é preciso ter em mente que todas as lacunas existentes podem ser preenchidas pelo uso dela.