Com o avanço frenético da tecnologia em diferentes áreas, o que as pessoas começaram a recorrer é a praticidade na hora de procurar ou adquirir um algum produto ou serviço. E isso não foge quando o assunto é Gestão Pública, pois cada vez menos os cidadãos têm tempo para ficar em filas para resolver processos burocráticos.

Por isso, hoje é essencial que a Administração Pública tenha recursos para oferecer à população softwares que atendam as demandas essenciais do cidadão. Um exemplo disso é uma prefeitura conter um site que cumpra aos requisitos do Ministério Público. Atualmente, não há mais espaço para a lentidão e, mesmo sabendo que a burocracia ainda faz parte do cotidiano, os órgãos públicos precisam adotar estratégias de forma inteligente, ágil e completa, para evitar esse tipo de situação.

No entanto, ao desenvolver um site para qualquer órgão público, é necessário ficar de olho em pontos específicos, especialmente se cumprirá todas as funcionalidades exigidas. Quando um órgão adota esse tipo de serviço, ele oferecerá à população diversas vantagens que promoverá tanto a satisfação quanto o alinhamento da comunicação interna.

Entre inúmeros benefícios ao implementar esse sistema, destacamos pontos fundamentais para seu sistema seja eficaz e ainda atender as demandas do cidadão.

Evite empecilhos: Por quantas páginas o usuário precisa passar para encontrar o que deseja? Ao desenvolver um site para prefeitura, o seu foco deve ser em simplificar processos e eliminar quaisquer obstáculos que possam existir.

Disponibilize o acesso mobile: Um portal para prefeitura precisa ser acessível de qualquer aparelho, seja por um celular ou um computador. Não faz mais sentido deixar o mobile de lado, já que acessos à internet a partir de smartphones já são a maioria no país.Conte com um design responsivo e certifique-se de que todas as funções do site funcionem corretamente em celulares.

Siga a legislação relacionada: Um site para Administração Pública não é igual aos demais, já que precisa seguir algumas diretrizes. Trata-se de um portal que serve não só para a divulgação de informações, como também para oferecer serviços que todos os sites desse tipo precisam ter.

Efetue manutenção regularmente: Publicar o site não significa que o trabalho terminou. Mantê-lo funcionando adequadamente sempre é algo que requer uma equipe capaz de realizar manutenção quando for necessário, já que muitos dos serviços disponíveis ali são de vital importância para os cidadãos.

Quando algum órgão público oferece um portal tem que entender o propósito do mesmo. Não será simplesmente um site, o próprio tem a missão de proporcionar uma série de serviços e informações acessíveis aos cidadãos.

A importância de uma entidade ter um portal qualificado, não é só para atender o Ministério Público, mas para ajudar o cidadão. Por isso, a Plenus está apta para ajudar a sua instituição pública, seja por meio do site da prefeitura ou câmara, ou até mesmo outros softwares que irão facilitar o acesso à informação.

Deseja conhecer nossos produtos? Confira aqui nosso portfólio.