Nesses últimos meses, com certeza você já deve ter escutado a expressão “novo normal”, em que as pessoas reaprenderam a viver, utilizando máscaras, álcool em gel e evitando aglomeração. Essas são apenas algumas das “cicatrizes” que a pandemia do Covid-19 deixará na população. E, mesmo sabendo que é algo momentâneo, essa é uma situação que fez com que nós repensássemos em ações e posicionamentos, já que de uma hora para outra, o distanciamento social tornou-se regra e, com isso, as empresas e órgãos públicos também precisaram se readequar. Com isso, nesse novo cenário, em que a possibilidade de resolver problemas ficou “impossível”, as soluções digitais ganharam espaços em diferentes segmentos.

Nos órgãos públicos, por exemplo, os processos passaram a ser automatizados, evitando assim aglomerações nos paços municipais. Para exemplificar, mostramos o case do estado do Paraná, em que esse ano, os boletos do IPVA não foram entregues nas casas, fazendo assim, com que o cidadão buscasse na plataforma da “Fazenda” informações de como quitar o mesmo. Isso também aconteceu com o IPTU em algumas cidades, em que até o ano passado a população poderia retirar a guia na prefeitura e, esse ano, esse procedimento foi “extinto”.

Portanto, por conta desse novo normal, cada negócio precisará criar formas de comunicação com o público por meio do digital, além de implantar plataformas que facilitam o contato e as negociações. 

Diante deste novo cenário comentado acima, separamos alguns passos para que esse processo possa ser mais efetivo.

  • Criação de rede social: mesmo com o fim da pandemia, os conteúdos disponibilizados nas mídias digitais serão cada vez maiores e as empresas precisarão se adequar a isso. Quem ainda não tem um sistema de gestão, precisará sim correr atrás, até porque, se antes esse meio de comunicação já estava em alta, pós pandemia com certeza esse canal será ainda mais explorado.
  • Invista em segurança e qualidade: assim que passar a pandemia, o sistema de gestão ganhará mais relevância e, assim, se tornará um item importante no trabalho. Esse método conectará diferentes públicos, mesmo eles estando distantes, com eficiência e velocidade, melhorando a comunicação e aumentando a segurança de dados e informações. Portanto, o mundo ficará ainda mais conectado por vias digitais.
  • Produtividade: você já parou para fazer as contas quanto tempo você leva do trajeto da sua casa até o trabalho? Nos grandes centros, as pessoas ficam duas, três horas dentro de um carro, ônibus ou metrô para irem trabalhar, fazendo com que os mesmos cheguem já cansados e muitas vezes com o nível de estresse elevado. Portanto, trabalhando em Home Office, as pessoas não perderão tempo no deslocamento até o trabalho, dessa forma, elas não ficarão tão ‘cansadas’, resultando em um elevado nível de produtividade.

Com todas essas informações, percebemos que no pós-crise, tudo isso torne-se um ‘novo normal’. A implantação da tecnologia no sistema de gestão trará inúmeros benefícios, principalmente a produtividade em suas funções.