Já parou para analisar em quais áreas da sua vida você está à frente de uma liderança? Essa característica é exercida em diversas situações e ocasiões, mas no âmbito profissional, ela é a força que movimenta uma gestão de pessoas para ter um trabalho em equipe de forma harmoniosa e objetiva. Quando pensamos nesse tipo de posicionamento no setor público, a estratégia é a mesma, visto que além de exercer um papel de extrema importância, a liderança tem que atender as demandas dos cidadãos acima de tudo.

O líder precisa persuadir as pessoas por meio dos valores e esforços para uma causa comum. Por isso, a liderança é considerada um dos elementos essenciais para se administrar e ter uma boa governança.

Neste caso, com a intenção de melhorar ainda mais essa função na gestão pública, destacamos três dicas fundamentais para o líder desempenhar de melhor forma esse papel.

Estabeleça objetivos e metas: Independente do tamanho da sua equipe, é importante definir as metas e objetivos que se deseja cumprir. Deste modo, será possível identificar como anda a performance de sua equipe, assim como desenvolver estratégias mais adequadas a ela. Por isso, é interessante um detalhamento das informações com indicadores, metas e prazos relacionados às atividades individuais e coletivas da equipe.

Comunique-se: Após definir claramente os objetivos e metas da empresa, é necessário comunicar de forma clara essas informações à equipe. Essa é uma etapa importante para que não existam falhas na comunicação entre líder e colaborador. Uma parte importante da comunicação também é esclarecer o que espera de cada um dos integrantes da sua equipe, dessa forma, é possível evitar surpresas negativas relacionadas a produtividade e até mesmo frustração.

Acompanhe a evolução da equipe: Claro que nem só de objetivo e metas vive o ser humano. Portanto, como parte essencial de ser um líder de performance é preciso desenvolver sua equipe por meio de trocas de informações, para ouvir as sugestões de melhorias. Além disso, treinamentos, capacitações e tudo que for preciso que sua equipe possa dar o melhor de si durante suas horas de trabalho, são muito bem vindos.

Perceba que quando se propõe melhora no planejamento de atividades e valorização dos profissionais por meio de conversas, treinamentos e capacitações tudo isso converte também numa melhora no clima organizacional. É muito importante o líder ficar atento tanto na equipe quanto nas mudanças do mercado para proporcionar maior excelência na instituição.

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