Com a modernidade tecnológica, além da implementação de leis voltadas para a transparência e acesso à informação, algumas áreas da esfera pública ainda sofrem com alguns conflitos e até mesmo possíveis fraudes. No entanto, para evitar esse tipo de problema, é essencial que haja a existência de políticas que fiscalizem todas as áreas da Gestão Pública, em benefício e bem-estar dos cidadãos.

Diante disso, em algum momento, você já deve ter ouvido falar sobre o compliance. Essa estratégia já vem sendo colocada em prática nas instituições privadas. Esse método, tem relação com a conduta da instituição e a adequação às normas dos órgãos de regulamentação, as políticas e as diretrizes estabelecidas pelo setor. Como já mencionamos, o compliance está inserido no universo privado e, o mesmo cada vez mais, está presente na esfera pública. Sendo assim, o compliance é um “complemento” nas definições da LAI e na Lei da Transparência, o que significa estar em conformidade com a lei e com as normas da governança pública.

Diante disso, nota-se que impedir fraudes na prestação de serviço da Gestão Pública está no alcance tanto do gestor quanto do cidadão, pois quando é implementado essa estratégia na esfera pública, o setor se compromete principalmente com a criação e execução de leis e regras para melhorar o atendimento ao cidadão, seja de forma online ou presencial.

Por isso, é muito importante promover treinamentos para toda a equipe, explicando os motivos de atender as normativas da Lei de Acesso à Informação e da Lei da Transparência. Além do mais, educar os profissionais para essa nova realidade é fundamental, visto que, ajudará não somente a facilitar o dia a dia do cidadão, mas também do órgão público.

Queremos que você esteja sempre a par dos assuntos voltados à Gestão Pública. Caso a sua prefeitura ou órgão público não esteja de acordo com as normativas da Lei do Acesso à Informação, estamos preparados para te ajudar. Clique no link abaixo e fale conosco.