A Administração Pública vem passando por uma importante reestruturação, sendo com a implantação de tecnologias, a automatização dos processos e, consequentemente, otimizando os projetos. Nessa evolução, viu-se a necessidade de melhorar a qualidade dos serviços prestados à população, foi a partir daí que a gestão de projetos ganhou espaço nas repartições públicas. Outro fator que fez com que tivesse um olhar especial, foi o surgimento do meio de comunicação digital, pois até então tudo era planejado para as mídias tradicionais e, hoje, isso vai muito mais além, visto que, cada projeto tem seu espaço para ser divulgado.

Com isso, a proposta desse conteúdo é mostrar algumas estratégias para melhorar a gestão de projetos na Administração Pública. Confira porque é tão importante ter essa área dentro da repartição pública.

  1. Tenha uma equipe de projetos: parece ser um item “bobo”, mas é algo crucial para dar certo, pois com equipe treinada e capacitada, os serviços oferecidos serão mais eficazes. Além disso, é importante que cada um tenha a sua função, para que as tarefas sejam alinhadas corretamente. Sem contar que trabalhar com um grupo específico, faz toda a diferença e ainda possibilita discussões e aperfeiçoamentos de cada etapa do processo. 
  2. Avalie minuciosamente cada projeto: como citamos, é de extrema relevância trabalhar com uma equipe qualificada, pois os membros da mesma avaliam detalhadamente a efetividade social e econômica de cada projeto, para ver se realmente é conveniente para ser executado pelo órgão público.
  3. Aposte nas inovações: não tenha receio de inovar e apostar em mudanças, pois são essas ações que direcionam qualquer situação para resultados positivos. Por isso, é necessário potencializar o trabalho da gestão de projetos no setor público, pois por meio dessa otimização, outros setores também da Administração Pública, perceberão a importância do mesmo.
  4. Identifique os principais problemas: o setor público sempre foi muito criticado devido à qualidade dos serviços prestados à população, como a saúde, educação, transporte, entre outros. Com esses fatores, é necessário identificar questões mais complexas e que não favorecem o cumprimento dos direitos dos cidadãos. Nesse tópico é importante ressaltar que é primordial a busca de alternativas que mostrem novos projetos que futuramente possam transformar a realidade.
  5. Use um software para gestão pública: mesmo que a aplicação de medidas mais efetivas para melhorar o gerenciamento de projetos desafiem os gestores públicos, manter o foco em alternativas como as ferramentas de gestão apontam benefícios. Por isso, é importante investir em sistemas que favoreçam novas possibilidades e o compartilhamento de informações, com técnicas mais assertivas. 

O objetivo do software na Gestão Pública é realmente para viabilizar, automatizar e otimizar processos. Neste caso, é de extrema importância ter sistema que apresente eficiência e qualidade.

A Plenus tem um amplo portfólio entre sites para prefeituras e câmaras, além de serviços como Ouvidoria Online e Diário Oficial. Esses softwares facilitam tanto o trabalho do servidor público quanto oferecem comodidade à população.

Conheça nossos produtos, converse com nossos consultores e tire todas as suas dúvidas com relação aos nossos serviços.