Desde quando foi implantada a Constituição de 1988, um dos itens primordiais que norteia a Administração Pública é o princípio da publicidade, em que os atos emanados devem compor a publicidade, como políticas de licitação, iniciativas de transparência, entre outros. A questão é: absolutamente tudo tem que ser publicado no Diário Oficial. Lá é possível encontrar qualquer assunto referente desde o seu município até de âmbito federal.

Essas publicações até então eram feitas em jornais impressos locais e, com a chegada da tecnologia, o Diário Oficial passou a ser divulgado integralmente na versão digital, sem a necessidade de inúmeras impressões diárias. Além disso, essa ferramenta é considerada ampla, pois atinge um número maior de visualizações, sem contar que é uma estratégia de redução de custos da Administração Pública e, esses custos podem ser revertidos em outras áreas, como saúde, educação, entre outros.

Portanto, o Diário Oficial Eletrônico nada mais é que a “portabilidade” entre o impresso e o digital. É uma solução para as publicações oficiais, que objetiva modernizar o sistema público, além de levar a acessibilidade a várias pessoas. Outro intuito dessa ferramenta é tentar reduzir a triagem dos jornais, tendo como consequência a sustentabilidade e preservação ao meio ambiente. Mas queremos deixar claro que as edições impressas não serão extintas, talvez com o tempo só haverá mesmo a diminuição de exemplares.

Essa solução permite que hoje, o servidor tenha acesso rápido e gratuito às atualizações diárias de informações, atas, decretos, portarias, editais, entre inúmeros outros dados que são de relevância para o município. Sem contar que, a autenticidade é assegurada de todas as informações que estiverem anexadas no sistema e essa garantia é por meio de uma assinatura digital.

Com isso, nós da Plenus pensando em facilitar todo esse processo de comunicação entre a Administração Pública e a população, desenvolvemos um sistema de Diário Oficial Eletrônico para que o governo anexe de tudo aquilo que diz respeito e que interesse ao cidadão. 

Clique aqui e conheça nossa ferramenta.