Você sabe qual o intuito da pesquisa de satisfação? Quer entender quais são os benefícios que a mesma trará para a sua gestão? Continue lendo nosso artigo que iremos explicar os motivos em aplicar e responder esses questionários. Bom, a pesquisa de satisfação nada mais é que uma ferramenta para a sua empresa receber um feedback, por exemplo, de seu público ou até mesmo dos colaboradores, sobre o produto ou serviço. Essa forma também funciona como um canal direto entre o cidadão e o órgão público, capaz de quantificar a satisfação dos mesmos em relação a gestão.

A pesquisa pode ser aplicada em vários nichos de mercado e é importante porque contribui para a melhoria do atendimento e processos, além de permitir maior conhecimento sobre o público e promover o aumento na satisfação. Entretanto, a pesquisa também auxilia na hora de pensar em uma possível melhoria ou mudança de produtos ou simplesmente na avaliação de algum serviço oferecido, resultando assim, em minimizar as chances de qualquer ruído.

Pensando no conceito apresentado, separamos alguns motivos para a sua Gestão Pública aplicar ou responder alguma pesquisa de satisfação, confira:

Aproximar-se dos clientes: Vivemos em um mundo participativo e a vantagem disso é a aproximação e o feedback dos clientes. O usuário vê com bons olhos o fato de a organização estar interessada na sua opinião para uma melhoria contínua dos serviços. São estratégias desse tipo que fortalecem suas ações e, no longo prazo, contribuem para que o relacionamento com a marca seja consolidado.

Promover melhorias no seu negócio: Realizar uma pesquisa de satisfação online não serve apenas para identificar problemas. O feedback dos clientes ajuda a organização a aprimorar os seus processos de trabalho ou mesmo produtos e serviços. Para que isso ocorra, os resultados devem ser avaliados com atenção. Se as reclamações sobre determinado aspecto são recorrentes, elas não podem ser ignoradas. Pelo contrário, a empresa deve buscar soluções definitivas.

Identificar erros: A identificação de eventuais falhas é uma das contribuições mais importantes das pesquisas. Quem está no dia a dia da operação, nem sempre percebe que determinado processo não é amigável para o cliente. Nesse caso, é possível detectar desde dificuldades na navegação do site, como problemas relacionados ao produto ou ao atendimento prestado.

Percebe o quanto é importante responder pesquisa de satisfação? E isso não engloba somente como consumidor, mas também como fornecedor. Quando uma empresa envia uma pesquisa é para ter como base o que se pode melhorar nos processos internos, para te atender cada vez melhor. Outro fator dentro da pesquisa de satisfação é que a mesma pode ser aplicada internamente, ou seja, dentro da sua gestão, com o intuito de formalizar, padronizar ou até mesmo melhorar alguns processos.

Nesse caso, queremos saber a sua opinião com relação ao Diário Oficial implementado na sua gestão, se o mesmo é impresso ou eletrônico. Para isso, abaixo haverá um link com uma breve pesquisa.